sexta-feira, 5 de junho de 2009

É o caldeirão

Ah, o Samba. A raíz do Brasil. Ritmo nacional por excelência. 
A música brasileira é uma das mais diversificadas do mundo, especialmente o samba. Samba canção, sambalanço, samba rock, samba enredo, o samba de breque ou o tradicional samba de roda.
Ouvir a bateria de uma escola de samba acelera o coração. Hoje, faço parte da escolinha de bateria da Águia de Ouro. Ver o amor à escola estampado no rosto de cada sambista e integrantes da bateria é incrível.
O samba representa o brasileiro. O gingado, as cores, a alegria. É quase impossível falar de samba com palavras. Incrível como estas são representações completamente insuficientes de sentimento.
Ir a um desfile de escolas de samba, tão tradicionais em São Paulo e no Rio, é um privilégio que ainda nao tive a oportunidade de ter, não por falta de vontade. Melhor que isso, quem sabe eu nao desfilo ano que vem pelo Águia...
Os pandeiros, repiniques, tamborins, caixas, agogôs, chocalhos, atabaques, cavaquinho, surdos, numa cadência perfeita envolvem os sambistas de uma forma surpreendente. Ficar parado ao som de um bom samba é impossível, seja numa pequena roda com seus amigos, seja no desfile das campeãs cariocas.
Mas o samba é muito mais do que isso. Quem nasce e cresce nesse meio vive envolto de uma paixão fervorosa e constroi uma familia com todos os outros sambistas. O samba une as pessoas, o samba vai além de apenas uma música ou dança.
É amor, é estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário