sábado, 23 de maio de 2009

Eu vou mostrar pra vocês como se dança um Baião

Criação nordestina, o Baião é resultante da fusão da dança africana com as danças dos nossos indígenas e as dos portugueses colonizadores, refletindo na sua composicao o caldeamento dessa três raças.
Nessa dança cantada, tratam-se do cotidiano do nortestino e as dificuldades da vida.
Os dançarinos formam-se em círculos, sentados ou em pé. Dançam aos pares no centro da roda. A dança consiste em balanceios, passos de calcanhar, passos de ajoelhar e rodopios. 
Restrito e esquecido no interior nordestino, o baião chegaria à música popular brasileira urbana através da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. E é Luiz Gonzaga quem afirma sobre o baião, no encontro que compôs com o parceiro o primeiro baião que foi gravado: "...baião telúrico e imortal. Nesse baião esquecido e circunscrito àquele nosso Nordeste sofredor, e que ninguém soube até hoje ou se atreveu a lançá-lo aqui com as roupagens que ele merece(...)"
Normalmente, os grupos de Baião se apresentam em eventos ou comemorações, dificeis de serem encontrados nas ruas. Com gingado e molejo, essa dança a dois representa o jeitinho caloroso e acolhedor do brasileiro.
E quem quiser aprender é favor prestar atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário