quarta-feira, 27 de maio de 2009

Espante a tristeza e cante. Eu sou Olodum, quem tu és

Não há quem não reconheça o preto, o amarelo, o vermelho e o verde. O grupo cultural de percussão conquistou o coração dos brasileiros.O privilégio de acompanhar o grupo aos ensaios atravessando o Pelourinho é imenso. Sentir aquela união e força que sustenta a ideologia do Olodum. O grupo desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil.
Personalidades da música mundial atravessaram o mundo 
para poderem aparecer ao lado desse movimento de cores tão intensas e simbólicas. Um dos clipes mais famosos do artista pop Michael Jackson foi gravado justamente no Pelourinho, ao som do Olodum (algo contraditório nisso, mas vamos em frente). Com o passar do tempo, o Olodum foi conquistando espaço internacionalmente, passando até a realizar apresentações fora do Brasil.
Com um pouco de axé, samba, reggae, o bloco faz o centro baiano tremer. Ouve-se o som de longe, vê-se as cores brilhando lá de baixo. Subindo as ruas de pedra, o entusiasmo contagia e convida todos a sentir um pouco da energia que eles transmite (Energia. Palavra tão forte, tão presente.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário